
O que é Psicoterapia?
De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Psicologia Nº 010/2000, a Psicoterapia é prática do psicólogo por se constituir, técnica e conceitualmente, um processo científico de compreensão, análise e intervenção que se realiza através da aplicação sistematizada e controlada de métodos e técnicas psicológicas reconhecidos pela ciência, pela prática e pela ética profissional, promovendo a saúde mental e propiciando condições para o enfrentamento de conflitos e/ou transtornos psíquicos de indivíduos ou grupos.
Visão Profissional e Pessoal:
Enxergo a Psicoterapia como forma de libertação de tudo o que causa sofrimento emocional e impede de viver plenamente: Amar, conviver, trabalhar...
Quando Buscar um Psicoterapeuta:
Quando você tiver necessidade ou simplesmente vontade de se autoconhecer e/ou superar sofrimentos psíquicos como ansiedade, angústia, medos, dificuldades para se relacionar, estudar, trabalhar, dormir e até amar, dentre muitos outros sofrimentos.
Nós, psicólogos, podemos ajudar tanto pessoas passando por sofrimentos graves como os psicóticos que perdem o contato com a realidade, como pessoas que sofrem pelo excesso de realidade.
Também podemos receber pessoas que desejam superar dificuldades ou sofrimentos pontuais e/ou específicos, como receio de falar em público.
Diferença entre Psicólogo e Psiquiatra:
Psicólogos são profissionais graduados pelo curso de Psicologia, enquanto Psiquiatras são profissionais graduados pelo curso de Medicina e especializados em Psiquiatria, podendo, como médicos, prescrever remédios.
Minha Missão
Encontrei a psicoterapia como forma de expressar meu amor pelo próximo através do meu trabalho, que enxergo como auxilílio na busca por um viver livre de sofrimentos que impedem que o indivíduo alcance seus potenciais e possa aproveitar suas experiências da melhor maneira possível.
Busco a vitalidade das asas atrofiadas para que elas possam se movimentar e permitir alçar vôo.
E Psicanálise, o que é?
Psicanálise é a abordagem que guia minha atuação profissional dentro da Psicologia.
Trata-se de uma teoria sobre o funcionamento psíquico humano (que abrange visão de ser humano) e um método terapêutico, ambos concebidos pelo neurologista austríaco Sigmund Freud
(1856 - 1939).
